Liquidificadores de copo de vidro: Vantagens e desvantagens

0

Na hora de comprar um liquidificador, é interessante analisar alguns aspectos baseados nas suas necessidades e para quais funções você pretende usá-lo. O liquidificador será para uso pessoal? Será usado de maneira profissional em um estabelecimento?

Além das questões de uso, é sempre bom analisar fatores anatômicos como o tamanho do liquidificador (quanto maior, implica em um uso por parte de mais pessoas ou para preparação de alimentos que exigem mais espaço como massas de bolo) e espessura (copos muito finos tendem a quebrar com maior facilidade e assim vazar o líquido. O ideal é que a jarra tenha, ao menos, 5 mm de espessura).

Tipos de copos de liquidificador

O mercado tem disponíveis, basicamente, três tipos de copos: plástico (acrílico, Tritan, entre outros); vidro e aço inoxidável. Cada material tem suas características, vantagens e desvantagens.

Copos de plástico

Podem ser plástico PP (modelos mais baratos, com aspecto leitoso, e não aguentam ingredientes quentes); plástico SAN (pode quebrar facilmente, mas é um acrílico 100% transparente, não mancha e não absorve odores); e o plástico Tritan (presente em produtos de preço um pouco mais salgado, mas considerado o material da moda por ser bem resistente e maleável além de não manchar e absorver odores).

Copos de aço inoxidável

Os copos feitos desse material não absorvem cheiro, cor ou mancham além de serem fáceis de lavar. São mais leves que os copos feitos de vidro, além de serem tão resistentes a impactos que irão aguentar quantas quedas levarem.

Esse tipo de material é adotado, principalmente, na indústria alimentícia.

Copo de vidro

Além de não reagir com os alimentos — isto é, não absorve odores, sabores e também não mancha — é fácil de limpar. Infelizmente, é um material muito sensível a impactos e pode apresentar um grande risco a segurança de quem quebrar.

Como escolher um bom Liquidificador de copo de vidro?

Um material clássico, é usado no liquidificador desde a sua invenção em 1922. Apesar do peso, e da maior fragilidade com relação a impactos, o copo de vidro não reage com os alimentos colocados nele e é muito mais fácil de limpar devido ao seu design feito para ter uma durabilidade capaz de atravessar décadas.

Liquidificadores de copo de vidro Vantagens e desvantagens (3)
Fonte/Reprodução: original

Muito utilizado até a adoção de outros materiais para a fabricação dos copos de liquidificador, eventualmente foi se tornando um material mais defasado ou utilizado apenas em produtos que possuam maior prestígio ou tentem despertar um sentimento de nostalgia.

Quais as vantagens?

De material transparente, os copos de vidro também não absorvem cheiros e sabores das comidas que por ali passam, além de facilitarem a limpeza devido ao seu material. O vidro, também, é livre da liberação de BPA (Bisfenol) — uma substância química nociva à saúde — quando levamos os alimentos a altas temperaturas.

Quais as desvantagens?

O copo de vidro, no entanto, é feito um material altamente sensível a impactos. Em uma queda, por exemplo, é possível quebrar tanto a jarra quanto se machucar gravemente com os cacos de vidro que ficam espalhados. 

05 melhores Liquidificadores de copo de vidro

Bom, agora que você sabe quais são os principais critérios para escolher um bom liquidificador com copo de vidro, vamos ver alguns do mercado considerados os melhores e quais são as funções indicadas para cada um deles.

Liquidificador Compacto Masterchef (800 ml)

Perfeito para uso individual e para produzir sucos e vitaminas e até mesmo molhos para porções individuais. Com um copo de 800 ml, não proporciona uma louça muito grande na hora de lavar.

Liquidificadores de copo de vidro Vantagens e desvantagens (2)
Fonte/Reprodução: original

Possui seis lâminas que permitem força para bater gelo e até mesmo alimentos mais duros e, assim, fazer smoothies! A posição em que as lâminas foram posicionadas impede a comida de se manter no fundo do copo, aproveitando ao máximo todas as refeições.

Liquidificador Hamilton Beach com silenciadora (1,5 L)

Liquidificadores são eletrodomésticos conhecidos, também, pelo seu barulho na hora que ligamos. No entanto, para fazer menos ruído, é necessário que o liquidificador possua uma potência menor.

Esse liquidificador é perfeito para quem quer, além de menos ruído, preparar alimentos suaves como sucos, mousses, papinhas, caldos, e sopas. Também pode ser ideal para quem tem crianças pequenas em casa e quer agilizar na cozinha enquanto a criança está dormindo.

Liquidificador Versatile da Oster (1,5 L)

ideal para quem está sempre na cozinha e está sempre experimentando diversas receitas. Assim fica mais fácil de controlar as velocidades, e também um maior controle sobre as texturas.

Além das variadas velocidades, esse modelo tem uma base removível que se divide em outras peças menores para evitar que suas mãos sejam cortadas na hora de lavar. O tamanho do copo é ideal para preparar bebidas para duas ou três pessoas por vez.

Liquidificador Blendforce da Arno (1,7 L)

Apesar de simples, com apenas duas velocidades diferentes e uma função de triturador, apresenta um diferencial importante: vem com 6 lâminas — 3 delas serrilhadas e as outras 3 lisas — removíveis para facilitar tanto a limpeza como garantir a sua segurança na hora da assepsia.

Liquidificador Problender da Walita (2 L)

Além das seis lâminas serrilhadas em inox com o poder de triturar ou cortar 35 vezes mais fino, ela também apresenta cinco velocidades diferentes e a função pulsar (para alimentos mais resistentes). Com a tampa dosadora é possível realizar a adição de ingredientes durante o preparo, além de um filtro para sucos naturais.

Liquidificador clássico Osterizer (1,25 L)

Com uma potência considerável e um triturador de gelo é ideal para ser utilizado no dia a dia. Possui uma base antiderrapante para não correr o risco de escorregar durante o uso, mas é necessário segurar o copo e a base durante o preparo, pois não há trava de segurança para o copo.

Liquidificador Optima Glass da Mallory (1,8 L)

Com quatro velocidades e uma função pulsar, esse modelo vem com as funções Turbo e Cremoso para quem deseja realizar receitas com ingredientes de variáveis durabilidades.

Divisível em três partes, ele possui uma base para o motor; uma segunda base para o copo com lâmina e a terceira base é destinada apenas ao copo. Apesar de um maior desafio na hora da limpeza garante uma maior higiene na hora de preparar os alimentos.

Liquidificador com copo de vidro inox Philco (1,9 L)

Com uma das maiores potências presentes no mercado, esse modelo é mais resistente e permite a adição de ingredientes enquanto ele está funcionando.

Para a limpeza é necessário desmontá-lo (as lâminas são removíveis), dificultando um pouco o processo de higienização.

Liquidificador Expressionist Electrolux (2,1 L)

Além da base resistente de inox e pés antiderrapantes garantindo a segurança de não derrapar durante o uso. Suas lâminas, além de removíveis, são feitas de titânio o que as permite se manterem fortes e afiadas por mais tempo.

Possui um sistema chamado Tru Flow que reduz a formação das bolhas de ar, permitindo uma maior homogeneidade das misturas que forem preparadas.

Liquidificador Super Chef Oster (1,5 L)

De alta potência, o modelo apresenta oito velocidades além das funções pulsar e triturador de gelo, permitindo triturar alimentos das mais variadas texturas com eficiência.

Além disso, apresenta todos os elementos de segurança (traves e base antiderrapante) e a tecnologia All Metal Drive (todos os encaixes são feitos de metal).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.