Quais as velocidades de um liquidificador e quando utilizar cada uma?

0

As velocidades de um liquidificador moderno podem variar entre 1 até 12 estágios e na hora de preparar sucos, vitaminas e outros líquidos a dúvida sobre a melhor velocidade para o momento pode surgir. Queremos que ele triture bem os alimentos e nos dê uma textura de acordo com nossa expectativa. Ninguém gosta de beber um suco e no fim ter um pedaço de fruta congelado que ainda não dá para morder.

Além das diferentes velocidades de um liquidificador, cada marca possui uma potência e design também, o que pode nos deixar indecisos antes de comprar. Aliás, qual vale mais a pena? Aquele com muitas velocidades ou o que oferece poucas já atende minhas expectativas?

A partir dessas perguntas, queremos ajudar você a entender a funcionalidade das velocidades de um liquidificador, identificar a potência e qual escolher para cada intenção de uso.

Qual a velocidade de um liquidificador?

Antes de avaliar as velocidades de um liquidificador, o mais importante é verificar a potência que ele possui. Alguns aparelhos são menos potentes e não aguentam triturar alimentos mais duros como sementes e legumes. Por ter menos potência, são indicados mais para misturar líquidos e patês.

Qual a velocidade de um liquidificador
Fonte/Reprodução: original

É importante verificar no próprio manual ou embalagem se pode triturar alimentos sólidos ou não. Por isso muitas pessoas optam por aqueles que são mais potentes e permitem triturar gelo, alimentos para fazer uma sopa, sementes, dentre outros. Tudo depende da necessidade que precisa ser suprida.

Quanto as velocidades de um liquidificador, elas podem variar de uma marca para a outra, de uma até doze velocidades. Porém os mais comuns de encontrar são os de três velocidades.

Para o que servem as velocidades de um liquidificador?

As velocidades de um liquidificador servem para você ter maior controle no preparo de sua receita. Leia com atenção para entender se há muita diferença entre elas e para que cada uma serve.

Vamos começar com o pulsar. Ele serve para ir do zero a velocidade máxima em segundo com a intenção de picar (triturar) alimentos que são mais sólidos. Ao pressionar o pulsar ele irá transformar esses pedaços sólidos grandes em partes menores através de movimentos controlados por você.

Vejamos três liquidificares abaixo e qual a recomendação de uso de cada um deles. Nosso objetivo é te mostrar que independente de quantas velocidades tenha, o importante é saber a potência.

Liq Fit Philco Retrô

Esse liquidificador da Philco possui uma potência baixa de apenas 300 W e conta com apenas uma velocidade. Apesar de prometer que tritura gelo, não é bem o que a avaliação dos clientes dizem.

De acordo com a sua potência, deve ser utilizado para fazer sucos mais leves e vitaminas, por exemplo. Tentar triturar alimentos sólidos pode gerar uma certa dificuldade ou forçar demais o aparelho.

Eletrolux Expressionist BLP50

Possui uma potência de 900 W com 5 botões diferentes que se dividem para realizar suas respectivas funções. Uma é chamada de crush a qual está relacionada a quebra de gelo, high que vai colocar em uma velocidade alta e low em velocidade baixa. Ainda tem o smooth para fazer shakes e vitamina, já o pulsar citamos anteriormente.

Mondial Turbo Inox

Conta com 12 velocidades diferentes mais o pulsar e sua potência é de 1200 W. Consegue triturar com facilidade até o gelo. Acredito que esteja curioso para saber a função de cada uma dessas doze velocidades, certo?

Aqui a divisão diz mais respeito a velocidade, que no 1 é mais lenta e no 12 mais rápida. Conforme você avança os números, consegue notar uma breve alteração na rotação, logo, essa velocidade é crescente e você decide qual a ideal.

Nos modelos que possuem 3 velocidades apenas, a função de cada uma é separada de forma mais específica. A primeira velocidade é muito utilizada para sucos e molhos, a segunda velocidade tritura frutas e legumes e a terceira vem com a função de triturar polpa de fruta, gelo e frutas congeladas.

Trouxe esses exemplos para que você entenda que há diversas funções e que as velocidades e suas funcionalidades mudam entre as marcas e modelos. Nem sempre o liquidificador que possui maior quantidade de velocidades será considerado o melhor.

Essas informações, costumam estar no manual de cada liquidificador. Sempre verifique as informações nele antes de usar, para entender as funcionalidades e desfrutar melhor do produto que adquiriu. Outra dica é assistir resenhas e também verificar no reclame aqui a experiência dos antigos consumidores antes de comprar o seu.

Como saber se um liquidificador É potente?

Liquidificadores menos potentes são utilizados para tarefas simples. Acredito que a maioria das pessoas deseja um liquidificador que seja multifuncional e que desempenhe várias funções sem ter problemas. Portanto, é bom estar atento à potência.

Normalmente, eles são classificados de acordo com a sua quantidade de watts. Imagina que você não costuma usar muito esse aparelho e quer apenas um bem simples para misturar molhos e sucos que exigem menos esforço na hora de triturar. Os liquidificadores de 300 W conseguem fazer isso por você.

Como saber se um liquidificador É potente
Fonte/Reprodução: original

Em uma segunda situação, o aparelho já não supre mais as demandas do dia de uma família considerada pequena. Um liquidificador entre 300 a 500 W pode até ter um desempenho melhor. Porém, acima de 500 W seria ideal para garantir que atenderia as necessidades básicas.

Na terceira situação, um pouco diferente, o liquidificador é um eletrodoméstico muito utilizado da casa, usado diariamente pela família e ainda uma dos integrantes dela trabalha na área de confeitaria, o que sobrecarrega mais ainda. Visto que essa demanda é muito grande, o recomendado seria investir em um liquidificador acima de 1000 W de potência.

Ao comparar essas situações, você é capaz de ter uma noção não só de como escolher as velocidades de um liquidificador, mas também de saber se a potência dele é boa para aquilo que precisa.

Qual a potência boa para um liquidificador?

Depois de entender sobre as velocidade de um liquidificador, para avaliar a potência é necessário saber a finalidade de seu uso. Se pretende triturar alimentos mais duros, o ideal é um liquidificador com potência de acima de 1000 W. Com ele, conseguirá triturar tudo o que deseja, sem ter nenhum tipo de problemas.

Se estiver fora de orçamento, avalie os de menor potência de acordo com o uso que terá no dia a dia. De 300 a 500W considerados de baixa potência. De 700 W para cima costumam ter melhor desempenho com alimentos duros.

Quanto mais potente, maior foi o investimento da empresa para construir um produto eficiente e que atenda as necessidades de seu cliente. Uns utilizam liquidificadores de 1000 W ou mais para trabalhar, então costumam ter um preço elevado.

Modelos como o liquidificador profissional Ninja que possuem alta potência e tem preço médio de R$2 mil reais. Para quem quase não usa, seria um gasto desnecessário. Agora, aquelas pessoas que usam para trabalhar ou querem um aparelho bem resistente e multifuncional, se trata de um ótimo investimento.

Recomendamos que avalie qual é a sua a necessidade em relação a potência e velocidades de um liquidificador. Analise qual a finalidade que esse aparelho terá em sua casa ou estabelecimento e se irá valer a pena o valor a mais investido no de maior potência antes de fazer sua escolha. Se esse artigo foi esclarecedor para você, compartilhe e ajude outros amigos a entenderem as velocidades de um liquidificador!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.