Aprenda a como limpar o liquidificador sem danificar!

0

Limpar o liquidificador deve ser uma prática regular, feita após cada uso. Não adianta passar apenas uma água e usar a esponja de frente amarelinha e achar que está ótimo. Na verdade, a sujeira permanece impregnada no copo, e você deve observar atentamente isto para remover e garantir uma limpeza plena do objeto, que o deixará perfeito para uso.

Como devo limpar o liquidificador após o uso?

Para limpar o liquidificador você precisa separar materiais como cotonetes, paninhos lisos e evitar esponjas ou lãs de aço. Os dois últimos materiais tendem a estragar o copo, seja de plástico ou vidro, e deixá-lo arranhado.

Podemos evitar estragá-lo ao escolhermos materiais não abrasivos para sua limpeza. Os que sugerimos são perfeitos para garantir uma limpeza adequada, sem arranhar e danificar o produto que, para você, pode ser de uso frequente e precisa estar em ótimo estado.

Como devo limpar o liquidificador após o uso
Fonte/Reprodução: original

O primeiro passo para limpar o liquidificador, é remover absolutamente todas as sujidades mais grossas. Sabe aquela camada de massa de pão ou bolo que ficam impregnadas no copo? Remova absolutamente todas, pois, caso contrário, a limpeza será mais difícil.

Tire a camada mais grossa e use um cotonete para remover sujidades presentes bem abaixo das lâminas. Nesta região, é extremamente comum encontrar resquícios de massa ou outras receitas preparadas anteriormente, e elas não podem permanecer ali, afinal seu acúmulo gera mofo e estes microrganismos são nocivos para nossa saúde.

Água morna

Para limpar o liquidificador, você deve usar água morna, responsável por derreter massas e sujeiras presentes no copo. Aquela camada mais densa, difícil de sair e que não adianta esfregar com uma esponja, sairá facilmente com ajuda de água morna.

Deixe de molho por até 10 minutos e depois enxágue para retirar compostos que estiverem presentes no copo. Se permanecerem com poucos resquícios, você pode usar um pano úmido para retirar o que ficou, e com outro paninho seco passar por todo o lado interno e secar.

Verifique sempre se de baixo das lâminas tudo se encontra realmente limpo. As sujidades tendem a ficar presas nesta área que, infelizmente, é invisível a depender do estilo de liquidificador que você tenha consigo.

Se o seu copo for de plástico, lembre-se de ter uma água realmente morna e não fervente. A quentura estragará o produto e pode fazê-lo derreter, a depender da temperatura da água que você tenha colocado em seu interior.

Detergente

Para limpar o liquidificador, use o maior inimigo das gorduras: o detergente. Este é um produto excelente, que garante a remoção de toda sujidade presente dentro da jarra, principalmente se for um tipo de receita que exija que você use óleo.

Ter o detergente como aliado na hora de limpar o liquidificador fará com que a limpeza seja mais prática. O sabão, além de garantir um perfume agradável, auxilia a tirar o grosso de ingredientes específicos e chatos de saírem apenas com auxílio de água.

O que aconselhamos a você para limpar o liquidificador, é misturar o sabão com água morna. Coloque dentro do produto, aguarde até 5 minutos e esfregue, em seguida remova toda a substância de seu interior, enxaguando bem. Seque como de costume e aproveite para verificar se permaneceram resquícios dos alimentos.

É necessário desmontar o liquidificador para limpá-lo?

O mais recomendável para limpar o liquidificador, é realmente remover o copo da base. Não é fácil limpar os dois ao mesmo tempo, principalmente porque a parte em que o copo deve ficar fixo é elétrica, e não pode ser lavada com água corrente.

Dessa forma, limpar o liquidificador exige que você tire o copinho medidor da tampa, mantenha este último separado, e inicie a limpeza sempre pela jarra de vidro, plástico ou acrílico. Se as lâminas forem removíveis, tire-as do interior do objeto para lavá-las.

Existem determinados modelos que contam com o filtro, este que fica responsável por reter caroços e impedir que fiquem misturados no suco. Eles ficam igualmente sujos, precisam de uma excelente limpeza, pois evita que bactérias se alastrem pelo lado interno do produto.

A respeito da base, você precisa apenas passar um pano levemente úmido. Não deve estar encharcado, certo? Não é necessário muito esforço para limpar esta parte, pois não costuma se sujar tão facilmente quanto as outras.

Conforme apresentamos em nossas dicas para limpar o liquidificador, você deve ter consigo sempre determinados objetos. O cotonete, pano de microfibra, detergente e água morna são importantes de se ter em mãos para limpar a jarra.

Posso lavar o liquidificador na máquina de lavar louça?

Por mais que as pessoas digam que não podem, você pode realmente usar a máquina de lavar louças para limpar o liquidificador, o que gera economia de tempo. Você não precisa ter todo aquele trabalho de separar vários materiais, justamente porque pode acrescentar a jarra no interior da máquina e deixá-la lavar.

Posso lavar o liquidificador na máquina de lavar louça
Fonte/Reprodução: original

Como dissemos bem acima, você “não precisa ter” aquela trabalheira, mas precisará colocar água, detergente e uma mistura de bicarbonato de sódio no interior da jarra. Bata estes ingredientes na velocidade 1 ou 2, e depois insira-a da sua lavadora. A limpeza será mais intensa, pois este processo realizado garante a remoção de sujidades mais pesadas.

É importante que você mantenha sempre atenção na hora de limpar o liquidificador, a fim de evitar riscá-lo ao usar itens errados. A flanela ou microfibra para secá-lo serão essenciais, pois o mantém seguro e livre de possíveis germes.

Devo limpar o liquidificador antes de usar?

Sempre que você for usar a jarra, lembre-se de limpar o liquidificador completamente. O material fica guardado por muito tempo, se o uso não for frequente, e é possível haver qualquer poeira ou microrganismos que precisem ser removidos.

É sempre bom passar uma água com sabão, secar muito bem e, dessa forma, partir para o uso. Esta é uma dica voltada às pessoas que não fazem o uso diariamente do liquidificador, e que costumam manter o produto guardado por mais tempo antes do próximo uso.

Para quem usa frequentemente, se este for o seu caso, recomendamos que você passe uma água ou uma flanela úmida. É o suficiente para higienizar antes do uso, e evita que se tenha um trabalho árduo apenas para deixar o produto totalmente limpo.

Por que limpar o liquidificador?

O fato de limpar o liquidificador garante que os microrganismos sejam realmente removidos do produto. Estes seres de vida são resquícios daquela sujeirinha “invisível”, que fica escondida em cantos estratégicos do liquidificador.

Falamos nos primeiros tópicos que bem abaixo das lâminas se encontram sujeiras que não conseguimos tirar. Este é um problema que acontece pela falta de espaço e pela impossibilidade de enxergarmos o que deveríamos. É justamente este fator que causará o temido mofo.

Se você fizer um teste e deixar de limpar o liquidificador, verá que a aparição de mofo acontece por resquícios de água e restos de sujeira. Note, na hora de realmente fazer a limpeza, que o produto estará com um cheiro desagradável e que pode ser gerado por dois fatores. Dentre eles:

  • Falta de limpar;
  • Jarra de plástico que acumula microorganismos.

Infelizmente, os copos feitos de plástico tendem a manter um cheiro realmente muito ruim, fétido. Nesses casos, para uma limpeza mais pesada, você pode fazer uma mistura de água morna, limão e bicarbonato de sódio, que após alguns minutos de molho pode ser batido para alcançar todas as reentrâncias do objeto, antes de finalizar a lavagem com esponja normalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.