Qual modelo de liquidificador devo dar de Natal?

0

Deseja saber qual modelo de liquidificador dar de natal? O fim de ano chegou e com ele, geralmente, também vem a vontade de dar presentes para os outros, sejam pessoas próximas, familiares, colegas de trabalho, amigos etc. Mas nem sempre é fácil escolher alguma coisa legal para dar de presente. Gostos pessoais e nível de intimidade, por exemplo, são aspectos relevantes que devem orientar essas compras.

Nessa discussão do que dar de presente, muitas vezes passa despercebido um aspecto simples e que pode ajudar bastante: que tal dar um presente funcional? Algo que realmente terá utilidade para a pessoa presenteada? Você pode dar um liquidificador, por exemplo. Não importa quem é a pessoa que receberá o presente, ou a idade dela, ou sua renda, todo mundo precisa de um liquidificador.

Qual o melhor modelo de liquidificador para cada situação?

Uma coisa importante que deve ser considerada na hora de fazer a melhor escolha é entender que existem diferentes modelos de liquidificadores, que se encaixam melhor em diferentes contextos. No mercado, basicamente, existem três tipos: o mixer, o de bancada e o processador. 

Qual modelo de liquidificador devo dar de Natal (3)
Fonte/Reprodução: original

Fique atento a isso na hora de comprar um exemplar para dar de presente. Se a compra for para você mesmo, então atente para as suas necessidades reais e faça a melhor escolha.

Mixer

Este modelo de liquidificador é ideal para fazer purês, vinagretes, cortar quantidades pequenas de alimentos e preparar vitaminas e milk-shakes. Ele costuma ser pequeno, o que torna o seu manuseio e o seu processo de limpeza mais fáceis. 

Ele também funciona bem na hora de preparar aquela massa que precisa de aeragem, ou seja, que necessita incorporar um pouco de ar para crescer, o que deixa o alimento mais fofo após assado. O mixer só não é indicado na hora de processar alimentos mais duros.

Bancada

O de bancada é um tipo de liquidificador muito versátil, podendo ser usado em diferentes situações como na mistura de massas e na tritura de gelos, por exemplo. O copo desse modelo pode ser de acrílico, vidro ou inox. Além disso, ele tem, no geral, mais opções de design e potência. Esse tipo de liquidificador é o mais comum nas casas das famílias, pois atende bem às necessidades básicas delas.

Multiprocessador

Há também tem o multiprocessador. Esse modelo de liquidificador é mais completo que os anteriores, pois pode cumprir bem a função de liquidificador ao passo que também responde bem à necessidade de bater massas pesadas, de triturar carne e de fatiar legumes. Ele costuma ser mais potente que os dois modelos citados acima.

A maioria dos exemplares desse tipo possuem funções para processar grãos, bater massas, além de disco para claras em neve, disco fatiador e ralador grosso, disco fatiador e ralador fino, disco para granular, disco para batata frita e espremedor de frutas.

Dicas de como realizar melhor escolha do liquidificador

Na aquisição de um liquidificador, os aspectos mais comuns que costumamos observar na hora de comprar qualquer eletrodoméstico, também devem ser considerados, como o preço, a confiabilidade da marca, as condições de pagamento, o prazo de garantia, entre outras coisas.

Qual modelo de liquidificador devo dar de Natal (2)
Fonte/Reprodução: original

Mas também é importante atentar para aspectos técnicos específicos dos liquidificadores. Potência, tamanho e material do copo, lâminas e acessórios são elementos que não podem passar despercebidos. Abaixo estão alguns pontos para os quais você deve prestar atenção.

Quais tipos de copo de liquidificador

Se a intenção é usar o liquidificador para o preparo de receitas ou então para processar alimentos em grandes quantidades, é muito importante levar em consideração o tamanho do copo. Geralmente eles têm tamanhos que variam de 1 até 3 litros. Eles podem ser feitos em materiais diferentes, como plástico, vidro ou inox.

Quando os copos dos liquidificadores são feitos de plástico, o aparelho costuma ser mais leve, o que é uma vantagem. No entanto, como pontos negativos, eles também têm mais chances de reter odores e costumam adquirir uma aparência de desgaste com o passar do tempo de uso.

No caso dos copos de vidro, algo que conta positivamente é o fato de eles serem mais bonitos e também terem mais facilidade para lavar (e não deixar odor). O lado ruim é que eles costumam ser mais pesados e, algo que não pode ser ignorado, é o fato de que estão mais propensos a quebrar.

Os de aço inoxidável têm vantagens parecidas com a dos copos feitos de vidro, ou seja, não acumula odor e nem cor, e são fáceis de lavar. Além disso, também deve-se levar em consideração a sua resistência. Dificilmente quebra-se um copo feito de inox.

Estrutura das lâminas

Preste atenção nas lâminas do liquidificador antes de comprá-lo. Se a ideia é moer grãos ou trabalhar com grande volume de gelo, por exemplo, observe a qualidade e a quantidade de lâminas presentes no eletrodoméstico. Algumas marcas, inclusive, também contam com filtros ao redor dos objetos, o que ajuda na hora de conter fragmentos de alimentos que não são desejados no preparo final.

O mais comum é encontrar exemplares de liquidificadores com 2 ou 3 facas, mas também é possível achar com 4 ou 6. Estas, inclusive, têm a capacidade de cortar mais rápido e em direções diferentes.

Também fique atento que, se a intenção, ao usar o aparelho, for a de moer materiais sólidos, também é importante que ele tenha a função “pulsar”. Essa opção, que comumente está separada das velocidades normais do liquidificador, faz o aparelho funcionar em velocidade máxima com apenas um toque.

Capacidade de conteúdo

Este aspecto está diretamente associado ao copo do aparelho. Atente para isso na hora de comprar o produto para não adquirir um modelo que não se encaixa com as necessidades da pessoa que você irá presentear.

Os liquidificadores com capacidade de até 1 litro são ideais para uso de uma única pessoa (geralmente para pessoas que moram sozinhas). Os que possuem de 1 a 2 litros de possibilidade de volume são os direcionados para uso rotineiro, do dia a dia de uma família de até três pessoas, por exemplo.

Os que têm mais de 2 litros de capacidade são perfeitos para grupos familiares com mais de 4 pessoas ou profissionais (se for uma cozinha de restaurante).

Qual melhor potência para o liquidificador

Esta condição é muito importante quando o assunto é desempenho do liquidificador. No geral, a potência desses aparelhos varia entre 350 e 2000 watts. Fique atento a isso para não errar na hora da compra. 

Adquirir um modelo de liquidificador com potência mais baixa não vai satisfazer a necessidade de alguém que gosta de triturar grãos e outros alimentos firmes para realizar preparos como shakes, por exemplo. De maneira objetiva, podemos dividir esta categoria, caracterizada pela potência, em três grupos.

O modelo de liquidificador com potência baixa, em torno de 350 ou 450 watts, é mais indicados para bater coisas leves, como sucos e vitaminas. Os que têm entre 450 e 900 watts também podem bater massa de bolo, panquecas e pudim, por exemplo, ou até mesmo purês e sopas. As máquinas mais profissionais normalmente apresentam potência acima dos 900 watts e servem para cortar gelo, picar legumes e triturar alimentos sólidos.

Praticidade para limpeza

Limpar o liquidificador não costuma ser uma tarefa muito apreciada por seus usuários. Principalmente porque algumas marcas possuem uma estrutura que não facilita muito o processo. Remover com qualidade os resíduos remanescentes no fundo do copo depois de seu uso, por exemplo, pode ser uma tarefa difícil. Mas, é imprescindível fazer isso. Você não pode simplesmente deixá-lo sujo.

Portanto, observe bem o desenho do copo do liquidificador que irá comprar e se ele possui alguma funcionalidade específica, como a remoção do motor para melhorar a limpeza manual ou a auto lavagem. Isso pode garantir um pouco menos de dor de cabeça na hora da higienização do produto.

Conhecer bem o modelo de liquidificador a ser adquirido, será de grande importância na hora de optar por ele ou não. Portanto, antes de adquirir um modelo de liquidificador para presentar quem você ama no natal, é preciso estar atento quanto as características de cada produto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.